quarta-feira, dezembro 05, 2007

Configurando o Gedit

Gosto de usar o Gedit pra programar, inicialmente ele parece ser bem simples, mas pode-se adicionar alguns plugins, basta ir em Edit -> Preferences -> Plugins e escolher. Também tem um pacote no apt-get, o gedit-plugins, que trás alguns adicionais, como auto-completa de chaves, parêntesis, aspas, etc, comentário de um bloco de comandos. Mas aqui tem vários outros bem interessantes, principalmente pra quem programa em Python.

Um bem legal é o Python Outline, que mostra todo o
outline do código no painel lateral. Outro interessante é o Better Python Console, que permite executar o código Python apertando f5, como no IDLE.

Quem é desenvolvedor web, vai gostar do Browser Preview. Tem o Word Completion, que permite auto-completa de palavras que já foram digitadas no documento. O ideal seria ele mostrar os métodos e atributos do objeto, mas esse ainda está na seção de "Requested Plugins", assim como um Debugger pra Python.

É bem fácil instalar novos plugins, normalmente é um arquivo .py e um .gedit-plugin, basta copiá-los para o diretório /usr/lib/gedit-2/plugins e reiniciar o Gedit. Pronto, é so escolher e usar.

UPDATE
Esse artigo tem umas dicas legais também

Nenhum comentário: