quarta-feira, novembro 28, 2007

Lendo e-mails do Gmail

Estava dando uma olhada no módulo smtplib do Python, então lembrei que li a um tempo atrás sobre um módulo pra ler emails do gmail, é a libgmail.

Tem outro módulo pra isso, é o gmail.py, mas quando eu fui testar recebi um erro de login :/ .

Outro detalhe é que eu baixei o libgmail pelo apt-get, e também tive problemas na hora do login, mas com a ultima versão pelo site do projeto deu certo.

É realmente bem simples de usar:

>>> import libgmail
>>> ac = libgmail.GmailAccount('v2.igor@gmail.com', 'senha')
>>> ac.login()
>>> inbox = ac.getMessagesByLabel('Inbox')
>>> len(inbox)
100
>>> for msg in inbox:
... print msg.subject
...
[ ... ]

Fica ai a dica.

9 comentários:

Anônimo disse...

Igor, só revise seu post porque sua senha está disponível.

Nome: Igor Sobreira disse...

kkkkk...valeu cara
coloquei com pressa e nem me liguei...

Anônimo disse...

na pasta demos do libgmail tem um scripts readmail.py bem interresante ;-)

Anônimo disse...

aqui http://valeo.googlecode.com/svn/trunk/libgmail/readmail.py tem outro mais melhor

Anônimo disse...

Outro esquema legal também é o Gmail Notifier para Firefox.

;)

O blog disse...

Boa tarde.

Primeiramente eu gostaria de te parabeniza pelo artigo acerca do módulo libgmail, mas gostaria que uma dúvida seja esclarecida.Eu baixei o módulo e infelizmene não consegui instalar, quando faça a chamado do módulo recebo o erro de

traceback, vide:

>>> import libgmail

Traceback (most recent call last):
File "pyshell#3", line 1, in module
import libgmail
ImportError: No module named libgmail.

Aguardo retorno.

Nome: Igor Sobreira disse...

O ideal é você colocar o modulo libgmail.py em algum diretório do seu path, ou seja, onde o import procura. Você pode ver todos esses diretórios pelo interpretador

>>> import sys
>>> sys.path
[...]

O ideal é colocar no:
/usr/lib/python2.5/site-packages
ou qualquer outro lugar que o site-packages esteja.

sudo cp /local/atual/libgmail.py /usr/lib/python2.5/site-packages
(isso se você estiver no Linux)

Ou se você tentar importar o módulo dentro do mesmo diretório que ele está também da certo.

O blog disse...

Boa tarde

Eu gostaira de agradecer por atender a minha dúvida tão rápido mas devo dizer qu fiz tudo o qu erecomendou, coloquei o módulo no diretório site-packages e quando atento importalo via IDLE não dá certo.

Me desculpe pela iguinorância mas quais são os procedimetnos para instalação do próprio módulo?

Obrigado!

Nome: Igor Sobreira disse...

Opa, sem problemas, no que eu puder ajudar....

Agora eu baixei de novo aqui

e no terminal:

$ tar xvzf libgmail-0.1.8.tar.gz
$ cd libgmail-0.1.8
$ sudo python setup.py install

Bem..eu uso Linux. Mas no Windows é basicamente a mesma coisa (desculpe a ignorância de Windows :P ).
Você descompacta o tar.gz e executa o script setup.py (como root) com o parâmetro install.

Tem umas intruçõeszinhas dentro da pasta também, o README.