Hoje eu assisti minha primeira aula de Java! Na verdade de Programação Orientada a Objetos, com Java. Eu vejo muitas pessoas na comunidade Python criticar muito a linguagem..."em Python se programa muito mais rápido"..."o código é bem mais limpo e organizado"...etc, etc. So em comparar visualmente os dois códigos, é facil ver que em Python fica realmete bem mais fácil de ler, porém essa é a unica comparação que eu posso fazer, pois nao conheço Java, ainda.
A pouco mais de um ano atrás eu estava no primeiro período do meu curso de Sistemas de Telecomunicações, no CEFET-PB, tendo minha primeira aula de algoritmo, e foi lá realmente onde eu descobri "o que é programação". No mesmo perído foi dado Pascal, onde fiz meus primeiros códigos, gostei, mas ainda sem muita animação. Um amigo da turma, Flávio Ribeiro, já me falava algo sobre Python, mas não dei muita atenção.
No próximo período veio C, já comecei a me interessar mais pelos códigos, achei legal o tratamento quase que direto com a máquina que C proporciona, preocupando-se com cada byte na alocação de variáveis e tal. Nessa época já tinha visto alguns códigos em Python, mas como não ouvia falar muito da linguagem, ainda não dei muita atenção.
Nessa mesma época aconteceu o EPSL - Encontro Potiguar de Software Livre, em Natal-RN. Assisti a palestra sobre TurboGears, com Humberto Diógenes e Jonatas Oliveira, já comecei a olhar Python com outros olhos. E quando Osvaldo Santana aprensentou o 770 e a plataforma Maemo, comecei a ficar fascinado por Python. Teve um minicurso sobre Python, também com o Humberto que foi a gota d'água, não via a hora de chegar em casa e começar a programar em Python!
E aqui estou até hoje. Como no curso de Telecomunicações, aquela cadeira de C seria a ultima de programação, decidi transferi para um curso, tambem no CEFET-PB, totalmente voltado pra desenvolvimento web, Sistemas para Internet, e claro, muito Java.
E como Java só é visto a partir do terceiro período(não consegui dispensar nem C porque a carga horária é maior), decidi começar a assistir aula como ouvinte.
Mas claro que não vou parar de estudar Python, o livro Beginning Python, da Wrox, não sai da minha mesa! A unica diferença é que daqui a um tempo eu vou poder comparar as duas linguagens, sabendo o que estou falando....e acho que já sei qual vou preferir......... :)
quarta-feira, abril 11, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário