sexta-feira, março 16, 2007

De volta do Bossa Conference

Estive no Bossa Conference, em Porto de Galinhas - PE, essa semana. Pra quem não foi, perdeu muita coisa boa.
O congresso foi totalmente voltado pra tecnologia móvel e multimídia, e teve muita coisa interessante. É difícil dizer qual foi a melhor palestra. A plataforma Maemo foi muito citada, assim como Python.

Na maioria dos casos era difícl escolher em qual sala entrar, infelizmente nao assisti as de PyGTK e Hildon, preferi o workshop de PyS60.
É impressionante a facilidade de fazer aplicações pra os smartphones da linha S60 da Nokia, basta instalar o interpretador python no aparelho, escrever o script em python normal(.py) e passar para o celular. Foram criadas algumas bibliotecas específicas, de SMS, camera, etc. E a versão utilizada é o Python 2.2.2. Pretendo começar a fazer alguns programinhas utlizando PyS60, o unico problema que eu achei é que não existe um SDK para Linux, so pra Windows, e como estou usando Fedora e Ubuntu no momento, é preciso rodar o emulador pelo Wine.
Breve eu estarei dando uma introdução da instalção do SDK, e alguns aplicativos simples.

Ainda teve palestras sobre o PyPy, Gstreamer, Canola......muita coisa boa, valeu a pena.

Só tenho duas críticas a fazer: não gostei do fato de não receber nenhum certificado, e achei que o Hotel não é bem preparado para receber esse tipo de evento, as salas são realmente imprenssadas.

Mas acredito que o mais importante nesses eventos e ter a oportunidade de trocas idéias com os convidados, é difícil unir tanta gente boa, e o melhor é que foi a duas horas e meia da minha casa :)

Presença garantida num próximo...espero que aconteça breve.

Um comentário:

Anônimo disse...

Opa Igor,

Que bom que curtiu a conferencia =) Quanto a sua critica das salas eu te apoio, inclusive na primeira palestra eu já corri pra ver se conseguiamos subir a tela, pra melhorar um pouco a visão pela galera do fundo.

Já quanto a certificado... unmm, acho que isso é meio "batido" não acha? Se for pra tu ter uma lembrança, faz como eu eu guardo meus crachás, já na hora de ter isso como um certificado em CV ou coisas do tipo, vc realmente nao precisa de papel nem nada. O que tem valor de verdade é vc ter estado lá.